O que é varejo e como vender mais neste formato? Descubra agora mesmo!

15 setembro, 2025

o que é varejo

Tem interesse em saber mais sobre o que é varejo e como vender mais neste formato? Saiba que você chegou no lugar certo para aprender a desenvolver estratégias de venda para impulsionar o seu negócio!

O varejo é um dos setores mais importantes para a economia mundial. 

É essa a área do mercado que garante a conexão entre os produtos e o consumidor final. 

Não é à toa que engloba lojas físicas, e-commerces e marketplaces. Afinal, faz parte do dia a dia das pessoas e move todo o mercado.

Neste artigo, entenda melhor o que é o varejo e confira as melhores dicas para alavancar as vendas nesse setor!

O que é varejo?

O varejo é a última etapa da cadeia de distribuição. Ou seja, trata-se do ponto de venda em que os consumidores finais têm contato direto com os produtos e serviços comercializados. 

Por essa razão, é um mercado que vende poucas quantidades de peças em um pedido, diferentemente do atacado.

O varejo está em todo lugar da sociedade. Uma padaria, um mercado, uma loja virtual de cosméticos: tudo isso faz parte desse setor. 

Todas as operações com quantidades menores e, consequentemente, preços mais altos para o consumidor final, sempre com foco na experiência do cliente, podem ser consideradas varejistas.

Vale a pena destacar que o varejo pode ser destinado para empresas, ou seja, no formato business-to-business (B2B), ou para os consumidores, no modelo business-to-customer (B2C). 

O importante é saber que é um dos pilares da economia. As estimativas do ano de 2025, no Brasil, são de R$ 16 milhões de movimentação no segmento, com geração de empregos, influência nas tendências de consumo e interação com outros setores.

Quais são as diferenças entre atacado e varejo?

Uma dúvida comum entre as pessoas é a diferença entre o atacado e o varejo. Desde já, saiba que são segmentos totalmente distintos no mercado. Os principais pontos que diferem esses setores são:

  • volume de vendas, pois o atacado é destinado a grandes quantidades (a nível de caixas e paletes) e o varejo a poucas unidades;
  • público-alvo, cujo atacado se volta para outros negócios e o varejo para o consumidor final;
  • preço de venda, pois no atacado é possível pagar menos pelas unidades, uma vez que há compras de grandes volumes, enquanto no varejo o valor é um pouco mais alto;
  • ticket médio, maior no atacado, que vende em grandes volumes;
  • relacionamento com o cliente, no varejo o atendimento é individualizado e personalizado, enquanto no atacado as negociações comerciais são longas e mais complexas.

Quer um exemplo de negócios do atacado? Distribuidores de produtos costumam vender caixas com dezenas ou até mesmo centenas de unidades. Esse é um exemplo de alto volume e menor preço.

A dinâmica ocorre diferentemente no varejo, que tende a ter pontos de vendas diretamente para os clientes que consumirão o produto. 

Enquanto o atacado conta com distribuidores de refrigerantes para adegas e mercados, por exemplo, o varejo vende uma ou poucas latas diretamente para o consumidor final.

Como funciona o mercado varejista?

No ranking das 250 maiores empresas varejistas do mundo, 5 das marcas bem posicionadas estão no Brasil, segundo um relatório da Deloitte. Ou seja, o nosso país apresenta uma forte influência no mercado mundial do varejo. O mercado varejista conta com diferentes tipos de negócios, como:

  • drogarias;
  • supermercados;
  • lojas de departamento;
  • e-commerce.

Nos últimos anos, a dinâmica do varejo brasileiro e mundial mudou bastante, principalmente devido ao crescimento dos e-commerces e do marketplace. 

Atualmente, a lógica omnichannel, que integra diferentes canais de venda e de comunicação, é uma tendência de alta relevância para o mercado.

A automação também é outra estratégia em alta no varejo. 

O uso de sistemas de gestão empresarial, como o Enterprise Resource Planning (ERP), de ponto de venda e de inteligência artificial traz diversas oportunidades de crescimento, otimização de tempo e personalização.

Por outro lado, existem os desafios a serem considerados nesse mercado. 

Os custos logísticos, a alta concorrência e as mudanças rápidas no comportamento do consumidor exigem adaptações ágeis e estratégicas.

Quais as vantagens de investir em varejo?

Trabalhar no formato de varejo traz uma série de vantagens, que favorecem os ganhos e o crescimento do negócio. Entre os principais benefícios de fazer investimentos nesse setor, vale a pena destacar:

  • proximidade com o cliente final, o que ajuda a entender as necessidades do público e criar um relacionamento mais próximo;
  • maior flexibilidade operacional, que permite ajustar estratégias rapidamente ao observar a reação do público;
  • potencial de fidelização dos clientes, com a criação de programas de fidelidade e atendimento diferenciado;
  • oportunidades de inovação, considerando a interação com o consumidor final nos pontos de vendas, redes sociais e demais canais de comunicação;
  • acesso facilitado a ferramentas de gestão, como sistemas ERP, PDV, inteligência artificial, assistentes virtuais, análise de dados e demais recursos que ajudam na tomada de decisão.

Avaliar os prós e contras de um determinado mercado é fundamental para a tomada de decisão. 

Como visto, o varejo oferece uma série de vantagens para ter sucesso nos negócios e potencializar as vendas.

Quais são os tipos de varejo?

Conhecer os principais modelos de varejo pode contribuir para ter ideias inovadoras para investir em negócios com grande potencial de crescimento nesse formato. Assim, é possível adaptar as estratégias de acordo com a modalidade escolhida.

Entre os principais tipos de varejo, é possível destacar:

  • varejo físico, com lojas que oferecem atendimento presencial, como lojas de rua e em shopping centers;
  • e-commerce, com vendas online, sem necessariamente ter um endereço presencial;
  • marketplaces, modelo de varejo digital, realizado em plataformas conhecidas no mercado, que reúnem diferentes vendedores, como o Mercado Livre, Shopee, AliExpress e Temu;
  • omnichannel, que mescla os modelos de varejo online e físico, como a oferta de compra e retirada na loja;
  • franquias, que são modelos de negócio licenciados, com marcas registradas, como McDonald’s, Cacau Show e várias outras;
  • autosserviço, negócios em que o consumidor final realiza as operações sem auxílio de atendentes, como lojas de conveniência, lavanderias self-service, supermercados etc.

Escolher o tipo de varejo mais alinhado com o público que você deseja alcançar é uma estratégia potente para começar a planejar a abertura do seu negócio do zero ou a adaptação da sua empresa, caso já tenha uma.

Como vender mais atuando no mercado de varejo?

Independentemente da escolha de tipo de varejo, é importante investir em estratégias eficientes para alavancar as vendas e ter sucesso nesse setor. A seguir, confira excelentes dicas para vender mais atuando no mercado varejista!

Adote ferramentas de automação

Todo o processo se torna mais simples com recursos eficientes de gestão. Sendo assim, por que não adotar ferramentas de automação? Invista em ERPs para integrar o estoque, as vendas e as finanças em um só lugar. Aproveite também para contratar um sistema de PDV moderno, que agilize o checkout e integre informações com outros canais.

Treine a equipe de atendimento

O diferencial de um negócio no varejo pode ser a qualidade do atendimento. Por essa razão, é fundamental contar com uma equipe de profissionais treinada e capacitada para oferecer acolhimento, prestatividade e agilidade ao interagir com os clientes.

Treinamentos periódicos de personalização do atendimento e atualização dos profissionais em relação às tendências de consumo na área são excelentes estratégias para aumentar as vendas e, consequentemente, os ganhos. Além disso, favorece a atração e a fidelização do público.

Foque na experiência do cliente

Crie uma experiência positiva para o consumidor final e veja o seu negócio evoluir mais rápido. Atendimento personalizado, ambiente de compra física ou virtual agradável, trocas facilitadas e respostas ágeis são excelentes para proporcionar uma boa imagem com o público. 

Utilize marketing digital para atrair e fidelizar clientes

Não se esqueça de investir em marketing digital para promover o seu negócio.

As redes sociais são grandes aliadas na atração e fidelização de clientes. 

No entanto, invista também em SEO no site institucional e nos blogs, e-mail marketing e tráfego pago para potencializar os resultados.

Integre operações físicas e digitais (omnichannel)

A estratégia omnichannel é uma grande aliada do varejo. Integrar operações físicas e digitais, como compras online com retiradas na loja, vai otimizar a experiência de compra do cliente e aumentar as chances de satisfação. 

Só tenha em mente a importância de manter a identidade da sua marca em todos os canais de atendimento e comunicação.

Controle bem o estoque e fluxo de caixa

Tenha sempre atenção redobrada ao estoque para evitar faltas ou excesso de produtos. 

Cuide também das finanças para que haja um fluxo de caixa positivo, que sustente o negócio e seja favorável ao crescimento.

Em geral, entender o que é varejo e como vender mais neste formato é o primeiro passo para elaborar um plano de negócios de sucesso. 

Lembre-se sempre de que esse é um setor que está em constante evolução e que vai exigir da sua empresa inovação e adaptação. 

Portanto, invista nas estratégias mais adequadas para ter mais ganhos, destaque e fidelização no mercado. Conte com a Tray durante todo o processo. Saiba como viver de vendas online e omnichannel no varejo!