Principais aprendizados
- Para criar uma marca de roupa, defina o propósito, escolha o modelo de trabalho, formalize a empresa, conheça o público-alvo, trabalhe o nome e a identidade visual, prepare a primeira coleção e lance a campanha de vendas.
- Você pode desenvolver um negócio com produção autoral, curadoria e revenda ou dropshipping.
- Outra alternativa é vender online em plataformas como a Shopee e contar com um ERP que se integre à ferramenta.
- Com o Bling, você controla todo o processo de vendas online de ponta a ponta. Conheça e teste gratuitamente por 30 dias!
Se você empreende ou deseja empreender no ramo da moda e quer formalizar seu negócio, entender como criar uma marca de roupa é um bom começo.
Isso porque a estruturação da empresa, desde a documentação até a identidade visual, ajuda a posicionar o negócio no mercado de forma sólida e facilita a negociação com fornecedores e a apresentação aos clientes.
Muitos micro, pequenos e médios negócios trilharam este caminho e hoje representam 97,5% da indústria da moda no Brasil, de acordo com o Sebrae.
Para te ajudar a organizar um plano de ação e transformar seu sonho de negócio em realidade, preparamos este artigo completo. Veja todas as informações necessárias para entender, na prática, como criar uma marca de roupas.
Aproveite!
Como criar uma marca de roupa?
Para entender como criar uma marca de roupa, é preciso:
- Definir seu propósito;
- Escolher seu modelo de trabalho;
- Formalizar o negócio;
- Mapear o público-alvo;
- Escolher um nome que represente a marca;
- Criar uma identidade visual única;
- Desenvolver ou fazer a curadoria da primeira coleção;
- Criar a campanha de lançamento;
- Começar a vender!
Veja a seguir os detalhes de como criar uma marca de roupas do zero!
1. Definir seu propósito
O primeiro passo na hora de desenvolver um projeto é definir, com cuidado e profundidade, o propósito do negócio. Para te ajudar a cumprir esta tarefa, separamos algumas perguntas que orientam a definição:
- por que sua marca existe?
- com quem o projeto dialoga?
- qual demanda atende?
Com base nas respostas, você pode chegar a propósitos bem interessantes, como “moda sustentável para reduzir os impactos ambientais e alcançar consumidores conscientes”, ou “roupas com uma grade de tamanhos variada para atender a corpos reais”.
2. Escolher seu modelo de trabalho
O segundo passo na hora de criar sua marca de roupa é definir o modelo de trabalho. Sua marca será a autora das peças vendidas? Ou a ideia é realizar uma curadoria entre fornecedores e revender a seleção definida? Ou ainda, será que o modelo dropshipping (sem estoque) é o ideal para você?
3. Escolher um nome que represente a marca
O terceiro passo deste guia já é um convite a soltar a criatividade. É hora de pensar no nome da marca.
Vale lembrar que, para a formalização do negócio (passo seguinte), é preciso registrar a razão social, ou seja, o nome da pessoa jurídica da empresa, e não o nome fantasia, que representa a denominação “de mercado” do empreendimento.
De toda forma, aproveite este momento para definir ambas as nomenclaturas, e parta para a etapa seguinte com mais informações sobre a sua marca de roupa.
4. Formalizar o negócio
Agora sim, é hora de formalizar o negócio. Para tanto, registre seu CNPJ (caso a projeção de faturamento da empresa não supere os R$81 mil anuais, o MEI é uma boa alternativa) e defina a CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). As principais relacionadas ao mercado de vestuário são:
- 4781-4/00 para comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
- 4642-7/01 para comércio atacadista de artigos do vestuário e acessórios;
- 1412-6/01 para confecção de peças de vestuário (exceto roupas íntimas e sob medida);
- 1411-8/01 para confecção de roupas íntimas;
- 1412-6/02 para serviços de alfaiate (confecção sob medida de peças de vestuário);
- 7410-2/03 para design de produto, inclusive design de moda.
5. Mapear o público-alvo
Conhecer seu público de interesse é fundamental na hora de estruturar uma marca. Isso porque toda a comunicação, como campanhas, anúncios e apresentação das peças, deve dialogar diretamente com quem compra.
Para te ajudar nesta etapa, faça pesquisas de opinião com grupos amostrais para validar sua teoria e comprovar que há, de fato, sinergia entre a sua ideia e as demandas do público.
6. Criar uma identidade visual única
Agora é hora de começar a desenhar a comunicação da sua marca de roupa. Após a definição do nome fantasia, é preciso criar o logotipo e a identidade visual.
Neste momento, recomendamos acessar estudos sobre psicologia das cores e, mais uma vez, recorrer ao mercado para obter insights daquilo que o público busca.
Por exemplo, se você deseja que a sua marca transmita a sensação de luxo, elegância e sofisticação, explore elementos em preto. Se, por outro lado, a ideia é destacar a sustentabilidade da marca e sua modernidade, tons como verde musgo e terrosos são boas ideias.
Vale lembrar que, uma vez definida a identidade visual da marca, os elementos escolhidos devem se fazer presentes em todas as peças publicitárias (posts, anúncios, panfletos, outdoors) e de venda (sacolas, embrulhos, cartões, vitrines) relacionadas ao negócio.
7. Desenvolver ou fazer a curadoria da primeira coleção
Paralelamente à etapa anterior, é hora de desenvolver a primeira coleção da marca. Aqui, vale resgatar o modelo de negócio definido na etapa 2.
Caso você opte por produzir peças autorais, é o momento de desenhar os modelos, pensar em materiais, modelagem, caimento e acabamento e começar a negociar a matéria-prima com fornecedores.
Já se a sua ideia for trabalhar com revenda, comece a curadoria de modelos e cores para garantir um catálogo coerente com a sua proposta.
8. Criar a campanha de lançamento
Para iniciar as vendas com pé direito, invista em um bom marketing para loja (ou marca) de roupas. Estruture uma rede de comunicação diversa e integrada, com canais digitais e físicos.
Mantenha o foco na formação de comunidades, na parceria com influenciadores e no desenvolvimento de promotores (aqueles clientes que se encantam com a experiência e espalham relatos sobre a vivência).
9. Começar a vender!
Por fim, é hora de dar o “start” na sua primeira campanha de vendas! Com um nome marcante, uma boa identidade visual, uma curadoria cuidadosa e bons canais de vendas, as chances de sucesso só crescem!
Antes de seguir em frente, dê o play no podcast abaixo para conhecer a história inspiradora de Uiara Freitas — “de revendedora a fabricante”:
Qual o investimento para criar uma marca de roupa?
O investimento para criar uma marca de roupa varia de acordo com o formato e o tamanho do negócio, com valores entre R$10 mil e R$50 mil (é possível reduzir o investimento em casos de dropshipping). Caso a opção seja por uma franquia de moda, o aporte vai de R$20 mil (TFlow) a R$440 mil (Hering).
Se você busca entender como criar sua própria marca de roupas, aqui vão alguns dados interessantes: de acordo com a Vogue, 83% dos empreendedores do setor da moda iniciam os negócios com seus próprios recursos. Destes, 10% afirmam que o lucro começou desde o dia do lançamento e 13%, após três anos de marca.
Com estes dados, concluímos que investir por conta própria em uma empresa pode ser desafiador. No entanto, com uma boa organização financeira e estratégias de venda efetivas, é, sim, possível ver a iniciativa gerar bons frutos em curto ou médio prazos.
Como criar um nome de marca de roupa?
Para criar um nome de marca de roupa:
- Resgate o propósito da marca,
- Liste palavras-chave relacionadas a esta essência (use como referência o estilo das peças, as sensações buscadas, as inspirações da marca e as características do público-alvo);
- Teste os nomes em voz alta;
- Crie palavras novas a partir das palavras listadas;
- Colete opiniões sobre os nomes escolhidos. Que sensações transmitem? Têm boa sonoridade?;
- Verifique a disponibilidade do nome escolhido nos registros oficiais (como o INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
Como criar um logo de marca de roupa?
O processo para criar um logo de marca de roupas também é criativo, por isso, se assemelha ao do desenvolvimento do nome. De toda forma, separamos os passos fundamentais para reunir inspirações e desenvolver um símbolo que represente efetivamente o seu negócio.
- Mantenha em mente o propósito da marca.
- Defina o estilo da marca. Minimalista? Marcante? Jovem? Clássica? Esta definição guiará a escolha de linhas, cores e grafismos.
- Escolha o tipo de marca: logotipo (nome com uma fonte marcante), símbolo ou ícone (pictograma que “fala por si só” e representa a marca, como a Nike), ou misto;
- Desenvolva uma marca adaptável em diferentes aplicações e formatos;
- Faça testes de percepção e colete opiniões sobre o logo desenvolvido;
- Após a aprovação, registre a opção final no INPI para protegê-la do plágio.
Quais os principais fornecedores de roupas para revenda?
Os principais fornecedores de roupas para revenda se encontram em pontos de venda físicos e virtuais. Entre os destaques, estão:
• Regiões como o Brás (São Paulo) e a Rua Teresa (Petrópolis), famosas pela grande concentração de atacadistas;
• Polos de produção têxtil em Santa Catarina e Goiânia, com diversas opções para lojistas;
• Fornecedores com venda digital, como a Kaisan, especializada em moda fitness, e a Nina Luxo, focada em roupas femininas;
• Fornecedores internacionais, como a Carter’s, de roupas infantis (demanda importação ou venda consignada).
Descubra, a seguir, como criar uma marca de roupa online!
Como vender roupas online?
Para saber como vender roupas online, siga as orientações abaixo:
- Defina seu canal de venda (marketplaces, redes sociais, plataformas de e-commerce);
- Escolha um bom leque de meios de pagamento (cartão de crédito, Pix, link de pagamento);
- Estruture a logística de entrega;
- Defina a disponibilidade (ou não) de estoque.
Conheça os detalhes!
1. Defina seu canal de venda
Escolha entre marketplaces, redes sociais e plataformas de e-commerce associadas a grandes marcas. Na hora de avaliar, considere a disponibilidade do suporte, a facilidade de uso da plataforma e a segurança atrelada às operações.
Aproveite também para checar se há integração entre a plataforma escolhida e os demais sistemas que você usa.
O Bling, ERP que centraliza todas as operações de gestão da sua empresa, oferece integração com mais de 250 marketplaces e facilita o acompanhamento de processos de venda de ponta a ponta.
2. Escolha um bom leque de meios de pagamento
Oferecer meios de pagamento diversos estimula o fechamento de compra, ao ampliar as chances de o consumidor encontrar aquele que mais usa.
Por isso, sempre que possível, possibilite o pagamento com cartão de crédito e débito, Pix, link de pagamento e boleto.
3. Estruture a logística de entrega
Assegurar uma logística de entrega eficiente é a chave para uma experiência de venda online satisfatória.
Prova disso é esta pesquisa, da PwC, de 2024, que mostra que 72% dos consumidores esperam poder receber suas entregas no horário de sua preferência, inclusive no período noturno.
4. Defina a disponibilidade (ou não) de estoque
Um controle de estoque eficiente é outro diferencial para o sucesso de uma marca de roupas que vende online.
Caso você opte por peças autorais ou por uma curadoria, controle a disponibilidade de peças e sempre concilie os números do site e do armazenamento físico.
Contar com ferramentas de apoio como o Bling também pode ajudar, uma vez que o sistema emite alertas, acompanha movimentações e previne surpresas desagradáveis.
Decidiu que vender online é o melhor caminho para você? Então siga em frente e descubra como vender roupa na Shopee!
Como vender roupa na Shopee?
Para vender roupa na Shopee, você precisa:
- Criar uma conta de vendedor;
- Cadastrar os produtos;
- Definir as opções de frete;
- “Abrir” a loja;
- Gerenciar os pedidos com agilidade;
- Explorar as ferramentas da própria Shopee;
- Usar um bom ERP que se integre com o marketplace para gerenciar as etapas da venda.
1. Criar uma conta de vendedor
Para este passo, basta acessar a Shopee e fazer seu cadastro como vendedor. Nesta etapa, você deve informar seus dados cadastrais e bancários (para receber os pagamentos referentes às vendas).
2. Cadastrar os produtos
Este é o momento de inserir as imagens e descrições dos produtos. Lembre-se de produzir boas fotos, que destaquem os atributos positivos do produto e evidenciem a qualidade das peças.
Além disso, coloque informações-chave para a venda, como tamanhos disponíveis e informações técnicas, como composição e caimento.
3. Definir as opções de frete
Habilite as opções com as quais deseja trabalhar (Correios e/ou transportadoras, via Shopee Envios).
Avalie a possibilidade de disponibilizar cupons de frete grátis ou de logística com valor reduzido.
4. “Abrir” a loja
Depois de configurar a loja, é hora de “abrir as portas”, ou seja, ativar a página para compras.
Antes deste momento, confira se preencheu corretamente todas as informações referentes às compras e aos produtos.
5. Gerenciar os pedidos com agilidade
Uma vez ativa, sua loja pode receber pedidos a qualquer momento do dia. Desta forma, estruture uma rotina de conferência de novas solicitações. Verifique também as mensagens recebidas e responda a cada uma delas com atenção e celeridade.
6. Explorar as ferramentas da própria Shopee
Para ganhar destaque na plataforma e alcançar mais potenciais compradores com seus anúncios, participe de campanhas e promoções, use cupons de desconto e frete grátis e invista em anúncios internos na Shopee Ads.
7. Usar um bom ERP que se integre com o marketplace para gerenciar as etapas da venda
Por fim, otimize ainda mais os seus processos de venda com um ERP com integração com a Shopee, como o Bling.
A integração Shopee-Bling simplifica diversas etapas da operação e possibilita:
- acompanhar os dados de venda;
- emitir nota fiscal no Bling;
- rastrear as entregas.
- receber a comissão padrão de 12% sobre o valor do produto;
- acessar relatórios integrados sobre o progresso das vendas;
- imprimir etiqueta da Shopee no Bling.
Aproveite todas as dicas deste artigo e coloque em prática seus conhecimentos sobre como criar uma marca de roupas.
Expanda seus horizontes com o comércio online, venda em todos os canais e pague menos com o Bling. Conheça mais sobre a integração Bling-Shopee!
Perguntas frequentes sobre como criar uma marca de roupas
Qual o custo para criar uma marca de roupas?
O custo para criar uma marca de roupas varia de acordo com o modelo de negócio e o formato de vendas. Em geral, abrir uma loja de roupas pode custar entre R$10.000 e R$50.000, e adquirir uma franquia, entre R$20.000 e R$400.000.
O que é preciso para criar sua própria marca de roupas?
Para criar sua própria marca de roupas, é preciso desenvolver o propósito do negócio, formalizar a empresa, conhecer seu público-alvo, desenhar o logotipo e a identidade visual, definir o modelo de trabalho, produzir (ou selecionar) a coleção e iniciar a campanha de vendas.
Como posso criar uma marca de roupas do zero?
Para criar uma marca de roupas do zero, defina a essência da sua marca (qual dor soluciona, com quem dialoga e o que tem de diferente das demais). Registre o negócio, crie a identidade visual (logo, papelaria, letreiro de pontos de venda e redes sociais) e selecione seu modelo de trabalho (produção própria, curadoria e revenda ou dropshipping).