Como fazer controle de estoque em promoções desde o começo

02 setembro, 2025

homem faz a gestão do estoque com erp

As campanhas promocionais são excelentes estratégias para chamar a atenção dos consumidores, movimentar mercadorias paradas, aumentar o volume de vendas, entre outros resultados. No entanto, é fundamental fazer um bom controle de estoque em promoções para não ter nenhum tipo de problema.

Afinal, precisamos manter quantidades adequadas para que não haja excesso de mercadorias nem a falta delas enquanto a campanha estiver acontecendo. Mas com boas práticas é possível otimizar essas vendas online e reduzir os riscos de ter prejuízos. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com algumas informações fundamentais para você.

Nele, explicamos como manter o controle de estoque nas promoções, as ferramentas que você pode utilizar para isso, listamos algumas dicas para vender mais, os erros que devem ser evitados, entre outros tópicos. Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como ter controle de estoque em promoções?

Planejar o controle de estoque durante promoções é essencial para evitar rupturas ou excesso de produtos, o que poderia comprometer a experiência de compra ou trazer prejuízos para o seu negócio.

O primeiro passo para evitar esses dois problemas é realizar o monitoramento do estoque em tempo real. Dessa forma você consegue identificar imediatamente quais produtos estão em alta demanda e quais itens estão parados, o que permite ajustar a estratégia da promoção ou fazer reposições.

A previsão de demanda também não pode ficar para trás. Analise dados históricos de vendas e considere fatores como sazonalidade, tendências de mercado e comportamento do consumidor para estimar a quantidade adequada de cada produto para ter em estoque. Essa prática minimiza o risco de faltas durante a promoção, evita a sobrecarga de produtos e os custos adicionais que isso acarreta.

Também é importante se preparar para fazer ajustes rápidos na reposição de estoque. Durante uma promoção, a demanda pode ser imprevisível, exigindo uma resposta imediata. Ter um plano logístico eficiente, com fornecedores ágeis e de confiança, possibilita reabastecer os produtos mais vendidos com rapidez.

Como ajustar o estoque durante uma promoção de queima de estoque?

Ajustar o controle de estoque durante liquidações e promoções de queima de estoque é fundamental para manter a saúde financeira do negócio. Então, procure fazer o monitoramento constante para acompanhar a venda dos produtos em tempo real e identificar aqueles que não estão se movimentando como esperado.

Essa análise ajuda a tomar decisões estratégicas sobre quais produtos precisam de intervenções imediatas. Assim, você pode fazer alterações na campanha, como aumentar o desconto, ou criar combos incluindo os itens parados.

Nesse caso, oferecer descontos progressivos pode incentivar a compra. Por exemplo, você pode começar com um desconto menor e aumentar o percentual gradualmente para atrair diferentes perfis de consumidores, o que ajuda a reduzir o estoque de forma mais controlada também.

Afinal, é importante diminuir gradativamente o estoque e de forma planejada para evitar o comprometimento do fluxo de caixa comprometido. Considere que as liquidações devem ser estruturadas para garantir que sua loja não fique com um volume excessivo de produtos após o término da promoção, mas isso poderia impactar negativamente a liquidez.

Portanto, uma combinação de estratégias de marketing, comunicação eficaz com os clientes e gestão do estoque tende a resultar em uma queima bem-sucedida, promovendo o aumento das vendas, a movimentação programada de itens parados e a preservação do fluxo de caixa.

Quais ferramentas usar para controlar o estoque durante as promoções?

Vale contar com a tecnologia para fazer o controle de estoque em promoções. Soluções como um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) e plataformas de gestão de vendas podem ser grandes aliadas. Elas integram todas as informações da empresa, permitindo uma visão abrangente do estoque, das vendas e da necessidade de reposição de produtos. Além de reunir dados fundamentais para a tomada de decisão.

O ERP automatiza o processo de rastreamento de inventário, por exemplo, permitindo monitorar em tempo real as quantidades disponíveis. Assim, ele facilita a previsão de demanda, analisando dados históricos e tendências do mercado para planejar as reposições.

Já as plataformas de gestão de vendas possibilitam o acompanhamento das transações em tempo real. Elas geram insights imediatos sobre quais produtos estão vendendo mais e quais precisam de reposição. Dessa forma, são muito úteis para otimizar o fluxo de vendas.

O uso dessas e de outras ferramentas faz toda a diferença para automatizar a gestão de estoque em promoções. Assim, não há necessidade de conferir a quantidade pessoalmente, o que ajuda a evitar erros no processo, além de facilitar o seu trabalho e o da sua equipe, promovendo eficiência, precisão e produtividade.

Como trabalhar com estoque de ponta em promoções?

Vender produtos que estão no estoque de ponta, ou seja, aqueles com alta quantidade ou baixa rotatividade, requer estratégias específicas para acelerar as vendas. Implementar liquidações direcionadas é uma estratégia que funciona nesse caso.

Oferecer descontos expressivos para esses itens ajuda a atrair a atenção de consumidores que podem ter interesse por eles. Inclusive, a ação age como um chamariz até mesmo para quem não tinha considerado a compra desse produto antes.

Outra estratégia válida são as campanhas promocionais exclusivas, como compre um, leve dois ou descontos adicionais na compra de vários itens, e ainda descontos progressivos conforme a quantidade adquirida. Essas táticas incentivam a compra em maior volume e ajudam a reduzir o estoque.

Lembre-se de fazer a divulgação das campanhas por meio de canais como e-mail e redes sociais. Trabalhe com os gatilhos de urgência, escassez e exclusividade, destacando que os descontos são por tempo limitado, pois isso pode motivar os consumidores a agir rapidamente.

Dicas para vender mais durante promoções com estoque reduzido

Ainda que seu estoque esteja reduzido, é possível trabalhar estratégias para fazer boas vendas. Explore as ações de marketing digital para criar campanhas segmentadas nas redes sociais. Foque em públicos que já demonstraram interesse em produtos semelhantes para maximizar a relevância das ofertas e atraindo consumidores mais propensos a comprar.

Também implemente campanhas de remarketing para captar os clientes que visitaram seu site, mas não concluíram a compra. Anúncios personalizados nas redes sociais e no Google relembram esses consumidores das ofertas e ajudam a promover a conversão.

Fazer parceria com influenciadores é outra estratégia interessante. Ao trabalhar com personalidades que compartilham os valores da sua marca, você pode alcançar novos públicos por meio de recomendações. É possível atrair os consumidores com códigos e cupons de descontos exclusivos, por exemplo.

Considere oferecer benefícios, também, como frete grátis ou brindes, para estimular as compras. O senso de exclusividade agrega mais valor para os produtos e desperta o interesse do consumidor porque ele sente que está obtendo alguma vantagem. Assim, a tendência é potencializar as vendas.

Como controlar o estoque em múltiplos canais de venda durante promoções?

Gerenciar o controle de estoque em múltiplos canais de vendas, como lojas físicas, e-commerce e marketplaces, exige uma abordagem integrada para garantir eficiência e precisão. A integração das plataformas é essencial para acompanhar todas as vendas em tempo real e evitar discrepâncias entre os canais.

Para isso, vale utilizar um sistema de gestão de estoque centralizado. Ele sincroniza as informações de todos os canais, reduzindo o risco de vendas excessivas e facilitando a administração. Com a atualização imediata, é possível tomar decisões rápidas sobre reabastecimento e promoções, otimizando o fluxo de produtos.

Sem falar que a integração melhora a experiência do cliente porque informações precisas sobre a disponibilidade de itens ajuda a evitar faltas. Assim, você melhora a eficiência operacional, evita erros e aumenta a satisfação do consumidor.

Quais erros devem ser evitados ao gerenciar o estoque em promoções?

Por falar em erros, é comum que eles aconteçam ao fazer o controle de estoque em promoções. Um dos principais é não antecipar a demanda, o que, como você viu, pode levar a quantidades insuficientes ou excessivas. Para evitar isso, é fundamental analisar as tendências das vendas anteriores e utilizar ferramentas para fazer previsões.

Outro erro comum é não utilizar ferramentas de automação para monitoramento das vendas. Sem ter informações precisas e atualizadas sobre as condições do estoque, fica difícil tomar decisões estratégicas e a sua empresa pode acabar tendo prejuízos, seja por perder vendas ou por fazer compras a mais do que o necessário.

Além disso, muitos lojistas não ajustam o estoque em tempo real, o que pode causar confusões nas vendas. Para evitar esse problema, basta fazer a integração entre todos os canais para que as atualizações sejam instantâneas.

Como integrar o controle de estoque ao marketing da promoção?

A integração entre controle de estoque e estratégias de marketing é fundamental para o sucesso das promoções, pois permite uma coordenação eficaz entre eles. Quando as informações sobre disponibilidade são atualizadas em tempo real, o time de marketing consegue identificar produtos populares e ajustar as ações de acordo.

Por exemplo, se um determinado produto está vendendo rápido, podemos criar anúncios focados nesse item, destacando sua popularidade e criando um senso de urgência. Utilizar nas campanhas termos como “estoque limitado” ou “últimas unidades” pode influenciar a decisão de compra.

Mas quando o estoque de um produto está abaixo do ideal, o marketing também precisa se ajustar. Nesse caso, as ações de divulgação podem ser redirecionadas para produtos complementares ou alternativas, evitando a frustração do cliente.

Já as promoções exclusivas para produtos com estoque elevado ajudam a liberar espaço. Como sugerido, podem ser oferecidos descontos progressivos ou na segunda unidade para incentivar a compra de volumes maiores. Assim, é possível fazer a movimentação desses itens, reduzindo a quantidade para repor o estoque com novos produtos.

O lançamento de campanhas promocionais visa trazer um resultado específico para a empresa. Então, quando for criar as suas, tenha isso em mente para que elas sejam eficazes. 

Também para que você adote todas as medidas, cuidados e boas práticas necessárias para fazer o controle de estoque em promoções, assegurando uma tomada de decisão consciente para colher apenas vantagens com as suas ações. Você pode contar com as soluções Tray para uma boa estruturação da sua loja virtual, além de complementá-las com os serviços oferecidos pelo Bling para garantir a precisão das operações e descomplicar o dia a dia. Acesse e confira!