Saber como vender na Amazon é essencial para aproveitar todo o alcance e a credibilidade de uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, que continua a expandir sua atuação e relevância no mercado brasileiro ano após ano.
A empresa de Seattle, nos Estados Unidos, está no mercado de comércio eletrônico desde 1994. O que começou com a venda de livros pela internet, hoje é um marketplace abrangente que se tornou uma referência no mercado varejista.
Por se tratar de um dos maiores players do mercado, muitos lojistas se perguntam o que é necessário para se cadastrar e como atuar na plataforma. Por ser referência mundial, a Amazon sempre se atualiza e traz novidades aos vendedores.
Quer dominar tudo o que a plataforma oferece? Continue a leitura e descubra o que você precisa saber como vender na Amazon e aumentar as oportunidades de faturar mais com seu e-commerce.
Principais aprendizados
- Vender na Amazon é uma ótima oportunidade para expandir seu negócio online, pois a plataforma oferece acesso a milhões de clientes e ferramentas que facilitam todo o processo, desde o cadastro dos produtos até a entrega dos pedidos.
- Para se tornar um vendedor na Amazon, os requisitos são simples: basta ter um CPF ou CNPJ válido, uma conta bancária ativa e seguir as políticas da plataforma. Qualquer pessoa ou empresa pode começar, desde que cumpra essas regras básicas.
- Quer gerenciar suas vendas na Amazon de forma prática e eficiente? Experimente o Bling gratuitamente! Com ele, você controla estoque, pedidos e finanças em um único lugar, tudo integrado diretamente com a Amazon para otimizar seu tempo e aumentar suas vendas.
O que é Amazon Marketplace?
Amazon Marketplace é uma plataforma que reúne lojistas e vendedores que anunciam uma ampla variedade de produtos para compradores de qualquer lugar do mundo. Funciona como um shopping center virtual, que permite que os empreendedores alcancem um público amplo sem precisar de um site próprio para o seu e-commerce.
A estrutura pronta para vendas (hospedagem dos produtos, divulgação e logística) e o alcance dão visibilidade aos lojistas e aumentam as chances de um bom faturamento. Segundo a empresa, são mais de 300 milhões de clientes e cerca de 2 milhões de vendedores parceiros que confiam na Amazon ao redor do mundo.
Essas informações colocam a empresa no topo do ranking dos marketplaces e mostram, principalmente, a confiança que vendedores e consumidores têm na marca.
Agora que você já sabe o que é Amazon Marketplace, confira quem pode vender na plataforma.
Quem pode vender no Amazon Marketplace?
Qualquer pessoa ou empresa pode se inscrever e começar a vender na Amazon, desde que cumpra os requisitos e critérios estabelecidos pela plataforma, que são:
- ter um CPF ou um CNPJ válido;
- ter uma conta de e-mail;
- ter uma conta bancária;
- ter um cartão de crédito ativo para verificar a legalidade da conta e também fazer a cobrança das taxas de venda caso não haja saldo na conta da Amazon.
Para todas as vendas é exigida a emissão de notas fiscais eletrônicas. Veja, a seguir, os produtos que podem ser vendidos.
O que pode ser vendido no Amazon Marketplace?
Para vender seus produtos no marketplace da Amazon, é necessário verificar se eles se enquadram dentro das categorias permitidas.
Algumas são liberadas para todos os vendedores e outras têm restrições, como os produtos de marcas comerciais e protegidos por direitos autorais ou patentes. Nesses casos, você precisa ser o proprietário da marca ou um revendedor autorizado.
Contudo, a lista de categorias sem restrições é grande. Veja o que você pode vender:
- produtos para bebês: quarto do bebê, amamentação e alimentação, artigos para bebês;
- câmeras e fotografia: câmeras, câmeras de vídeo, acessórios;
- roupas, sapatos e acessórios: ternos e jaquetas, roupas de bebê, sapatos, chapéus, luvas, roupas íntimas, pastas e acessórios de viagem, relógios;
- eletrônicos: televisores, smartphones, caixas de som;
- alimentação: alimentos não-perecíveis;
- casa e cozinha: cozinha, sala de jantar, móveis, decoração, roupa de cama, banheiro, artesanato, passatempos, eletrodomésticos, armazenamento, ar livre;
- jardim e piscina: brinquedos, equipamentos, boias;
- ferramentas: manuais e elétricas, encanamentos, elétricos, materiais de construção, peças de eletrodomésticos;
- produtos para escritório: ferramentas de escrita, material educativo, papelaria, produtos de escritório, envelopes;
- esportes, aventura e lazer: roupas esportivas, itens de navegação e pesca, acessórios;
- computadores: computadores desktop, notebooks, unidades de armazenamento;
- produtos para animais de estimação: ração, roupas e acessórios, brinquedos, cabos, equipamentos aquáticos, terrários;
- beleza: perfumes, cremes, maquiagem;
- produtos automotivos: acessórios, lubrificantes, peças.
Algumas categorias permitem a venda de artigos novos e usados; outras, apenas produtos novos.
Confira mais detalhes de cada categoria acessando a Central do Vendedor, o painel em que você realiza tarefas como controle de conta, atualização de inventário, cadastro de produtos, contato com o comprador e controle de pedidos e pagamentos.
Uma vez que já sabe o que pode ser vendido no Amazon Marketplace, verifique, a seguir, os requisitos para comercializar na plataforma.
Quais são os requisitos para vender no Amazon Marketplace?
Além de estar apto para atuar na plataforma, no processo de registro no Amazon Marketplace, você deve:
- apresentar o nome do titular da conta;
- indicar e-mail e número de celular;
- acrescentar informações da loja online (razão social ou nome da pessoa física titular da conta, endereço comercial com comprovante de domicílio e nome fantasia);
- adicionar conta bancária;
- informar o cartão de crédito do titular da conta;
- inserir CPF ou CNPJ.
Agora já sabe quais são os requisitos para vender no Amazon Marketplace, mas lembre-se de consultar a Central do Vendedor para tirar todas as dúvidas e entender a necessidade de cada documento listado.
Quais as vantagens de vender no Amazon Marketplace?
Ter uma conta em um canal que disponibiliza condições e ferramentas para ajudar a impulsionar as vendas online, de forma simples e ágil, pode fazer toda a diferença para o seu desempenho. A plataforma oferece esse conjunto de benefícios que chamam a atenção de vendedores e empresas de todo porte.
As vantagens de vender no Amazon Marketplace são:
- variedade de nichos de mercado;
- customização dos tipos de fretes oferecidos;
- ausência de taxas de transferência;
- precificação automática;
- estrutura para a escalabilidade do negócio;
- logística Amazon.
Conheça mais sobre cada uma a seguir.
Variedade de nichos de mercado
No Amazon Marketplace, o consumidor encontra os principais segmentos procurados por quem faz compras online. A ideia é que ele encontre tudo o que precisa em um só lugar.
Customização dos tipos de fretes oferecidos
O valor do frete expresso ou econômico varia e é decisivo na hora de fechar a venda, por isso, o frete da Amazon já é pré-definido e sugerido ao vendedor. O preço leva em conta os custos do produto, taxas de logística e entrega.
Ausência de taxas de transferência
Diferente de outros marketplaces, a Amazon não cobra taxa de transferência bancária para você receber o seu pagamento pelas vendas.
Precificação automática
Ao fazer o cadastro de um produto na Amazon, você pode incluir a informação de preço mínimo e preço máximo de cada um dos itens do seu inventário. A plataforma analisa os preços praticados pela concorrência e, caso o seu não esteja competitivo o suficiente, faz a alteração automaticamente, respeitando os valores que você indicar.
Estrutura para a escalabilidade do negócio
O marketplace já disponibiliza uma interface pronta, com servidores capazes de suportar um alto número de acessos, prezando a segurança de dados do consumidor final e formas de pagamento.
Logística Amazon
Como vendedor da plataforma, você pode optar por utilizar o método FBA (Fulfillment by Amazon), pelo qual você adquire a mercadoria e a Amazon fica responsável pelo armazenamento e entrega. Com esse serviço a sua loja torna-se elegível ao Amazon Prime.
Agora que já conhece os benefícios e os principais fatores de como vender na Amazon, está na hora de colocar a mão na massa.
Como criar uma conta na Amazon para vender?
Antes das vendas há um passo essencial: criar sua loja no Amazon Marketplace. O processo é muito simples, confira o passo a passo:
1. Faça o cadastro na plataforma
Após a escolha do plano e a verificação das categorias dos produtos permitidos no marketplace, é preciso realizar o cadastro na plataforma. Para iniciar a operação de vendas, acesse a Central do Vendedor, gerencie as funções de controle de conta e forneça as informações solicitadas.
2. Cadastre seus produtos
Na hora de cadastrar os produtos, existem três opções:
- adicionar um produto: ferramenta para adicionar um item por vez;
- criar modelos de arquivos de inventário: ideal para adicionar diversos itens por vez (modalidade disponível somente para o plano profissional);
- enviar produtos que já estão cadastrados em um ERP — como o Bling — diretamente para o marketplace.
Também é necessário informar a quantidade de produtos em estoque, as condições de pagamento e a forma de envio.
3. Aguarde os primeiros pedidos
Com o cadastro de produtos efetivado e aprovado, é hora de esperar pelos primeiros pedidos.
Com tudo em ordem, basta manter a operação organizada. Para tal, você pode se dedicar totalmente às vendas online ou contar com um sistema de gestão, como o Bling, que tem integração com a Amazon e torna o trabalho mais eficiente.
Como vender na Amazon pela primeira vez?
Para começar a vender na Amazon, siga as etapas:
- defina uma estratégia de vendas;
- monte uma operação logística eficiente;
- estabeleça preços competitivos para os seus produtos;
- crie anúncios atraentes;
- ofereça a possibilidade de envio rápido para os compradores;
- invista na integração com um ERP para otimizar todos os processos.
Entenda a importância de cada uma dessas tarefas.
1. Estratégia de vendas
Assim que definir quais produtos serão vendidos, é fundamental pensar no volume de estoque que será trabalhado e montar uma estratégia de vendas focada no marketplace. Também é válido entender a estratégia de dropshipping a fim de descentralizar o estoque.
2. Operação logística
Por ser um marketplace global, a Amazon dá a possibilidade de o lojista vender também para países como Estados Unidos, Canadá e México. Porém, é preciso uma organização logística para tais operações. Não adianta ofertar o seu produto para fora do país se os custos de entrega vão ficar mais caros que o valor do item, por exemplo. O contexto deve ser levado em consideração.
3. Preços competitivos
Preços competitivos não são necessariamente os mais baixos, mas precisam estar alinhados com os praticados pelos concorrentes diretos, além de proporcionar um custo-benefício vantajoso para os clientes. Contudo, para não ficar no prejuízo, lembre-se de considerar os custos de produção, embalagem, envio e as taxas da Amazon ao definir seus preços.
4. Anúncios atraentes
A Amazon oferece opções de anúncios patrocinados para produtos específicos ou para as marcas. O preço do serviço varia, já que são anúncios de custo por clique, ou seja, você só paga quando alguém clica no seu anúncio. Essa estratégia aumenta a visibilidade da sua loja — que passa a aparecer nos primeiros resultados das buscas dos compradores — e impulsiona as vendas.
5. Envio rápido
A Amazon valoriza a entrega rápida e eficiente e por isso oferece algumas opções de logística para o vendedor, como o FBA — mencionado acima — e o DBA (Delivery by Amazon). Disponibilizar essas modalidades de entrega pode melhorar sua classificação no algoritmo de busca da Amazon, já que a plataforma tende a favorecer produtos e lojas que priorizam uma boa experiência do cliente.
6. Integração com ERP
Os benefícios da integração de um ERP à Amazon são muitos. O principal deles é um melhor gerenciamento do seu negócio, como o controle automatizado de estoque, por exemplo. Afinal, com a visibilidade e a expansão do campo de vendas da sua loja online, as tarefas de gestão passam a demandar mais tempo e maior atenção para que sua operação não seja comprometida.
Um ERP eficiente — como o Bling — auxilia o lojista desde o cadastro dos produtos até a logística reversa. Assim, com as informações centralizadas, fica bem mais simples e seguro cuidar da gestão administrativa, financeira e operacional do seu e-commerce.
Quer saber todos os passos para fazer uma integração de sucesso? No Bling Academy você tem acesso a um material completo que explica todo o processo. É só clicar no banner abaixo e curtir as dicas!
Como funciona o programa de recompensa do vendedor Amazon?
O Programa de Recompensas do Vendedor da Amazon é uma iniciativa gratuita criada para incentivar vendedores parceiros a adotarem as melhores práticas e ferramentas da plataforma, ao oferecer recompensas em dinheiro, créditos ou descontos em taxas como incentivo.
Para participar, o vendedor precisa ter uma conta ativa no Amazon.com.br e mantê-la em status “Ideal” (verde). O programa funciona por meio de:
- promoções e tarefas: o programa disponibiliza promoções periódicas (como campanhas, concursos ou desafios) em que os vendedores podem participar ao cumprir ações específicas, como: adotar programas de logística, utilizar ferramentas de precificação recomendadas e melhorar o desempenho da loja;
- recompensas: ao concluir essas tarefas, o vendedor recebe benefícios, que são creditados em sua conta como “Recompensa do Vendedor” no painel de pagamentos;
Com o engajamento adequado, o vendedor consegue valores em dinheiro, créditos para programas específicos ou redução de taxas. As promoções também ajudam os profissionais a descobrir ferramentas úteis para otimizar suas vendas.
Lembre-se de que o programa é gratuito, mas pode exigir investimentos indiretos e as recompensas podem ser canceladas se houver suspeita de fraude ou violação das políticas.
Em resumo, o programa recompensa vendedores por ações que impulsionam seu sucesso na Amazon, alinhando boas práticas a benefícios financeiros. Para conferir promoções ativas, acesse o Painel do Programa de Recompensas na Central do Vendedor.
Como funciona a Amazon Prime Day no Brasil?
Todos os anos há o Amazon Prime Day no Brasil, período em que os consumidores podem comprar produtos desejados a ótimos preços.
Os benefícios, porém, não são apenas para os consumidores, pois quem vende no marketplace Amazon também pode participar do Prime Day, vender seus produtos e ainda ter diversas vantagens, como alcance de novos clientes, aumento das vendas e conversão, além de melhorar o ranking do produto.
- catálogo: garanta portfólio de produtos completo e com estoque disponível;
- qualidade das páginas: adicione conteúdo e imagens atraentes às páginas de detalhes dos produtos;
- ofertas: são a peça central do evento, atente-se a datas e condições;
- logística da Amazon: ganhe produtividade operacional e mais visibilidade com o selo prime;
- precificação automática: com esta ferramenta você garante um preço competitivo para seus produtos;
- anúncios patrocinados: soluções de publicidade de autoatendimento de custo por clique que ajudam os clientes a descobrir e interagir com seus produtos e marcas enquanto aproveitam ofertas durante o Prime Day.
Agora você tem todas as informações necessárias para saber como vender na Amazon e se dar bem na plataforma! Confira, a seguir, as perguntas mais frequentes sobre o tema.
FAQ – Perguntas frequentes sobre como vender na Amazon
Como fazer a integração do Bling com a Amazon?
Para integrar o Bling à Amazon, acesse seu painel no Bling ERP, navegue até “Marketplaces” e selecione a Amazon. Conecte sua conta do Seller Central e autorize a sincronização. Configure os produtos e estoques que deseja vincular, evite duplicações. Ative a gestão automática de pedidos para processar vendas sem erros.
A integração automatiza cadastro de itens, atualização de inventário e emissão de notas fiscais, centralizando a operação. Esses pontos automatizados evitam overselling e oferecem relatórios consolidados para análise de desempenho.
Como fazer a primeira venda na Amazon?
Cadastre-se no Seller Central da Amazon e escolha entre o plano Individual (R$2 por venda + taxas) ou Profissional (R$19/mês + taxas).
Liste seus produtos com títulos otimizados, fotos de alta qualidade e descrições detalhadas. Defina preços competitivos e ative o frete Prime, se possível. Utilize anúncios patrocinados (Amazon PPC) para aumentar visibilidade. Promoções como Lightning Deals podem acelerar as primeiras vendas.
O tempo varia conforme nicho e estratégia, mas otimização e precificação correta são essenciais para reduzir o período de espera da primeira venda.
Quais as vantagens de integrar o Bling ao Amazon Marketplace?
A integração entre Bling e Amazon automatiza estoque, pedidos e notas fiscais, reduzindo erros manuais. Centraliza a gestão de múltiplos marketplaces em um único painel, com sincronização em tempo real de preços e inventário. Relatórios consolidados facilitam a análise de desempenho e custos.
É ideal para vendedores com alto volume ou que operam em várias plataformas, pois garante eficiência operacional e escalabilidade. A conexão também permite uso combinado com FBA (Fulfillment by Amazon) para logística simplificada.
Quais são os planos da Amazon?
A Amazon oferece dois planos: Individual (R$2 por venda + taxas), para até 10 vendas/mês, e Profissional (R$19/mês + taxas), ilimitado.
O plano Individual é bom para iniciantes, enquanto o Profissional inclui ferramentas como cadastro em massa, FBA e integração com ERPs.
Empresas em crescimento devem migrar para o Profissional ao superar 40 vendas ao mês. Este plano também permite acesso a programas como Amazon Vine e Brand Registry, importantes para fortalecer a marca.
Qual é a comissão do Amazon Marketplace?
A Amazon cobra comissões de 8% a 15% por venda, variando por categoria, com mínimo de R$1. Exemplos: eletrodomésticos (8%), alimentos (9%), eletrônicos (13%), moda (15%). Confira a tabela completa para saber a taxa exata do seu produto.
Posso cancelar meu plano de vendas a qualquer momento?
Você pode cancelar seu plano na Amazon após:
- enviar pedidos pendentes;
- remover todas as ofertas;
- resolver transações e reembolsos;
- verificar dados bancários;
- contatar o suporte.
Para pausas temporárias, use o status “Em férias” ou apenas remova as ofertas sem cancelar a conta. Você também pode remover todas as ofertas e manter a conta aberta para uso futuro.
Preciso vender uma quantidade mínima de produtos por mês?
Não. A Amazon não estipula regras para venda mínima de itens para anunciar seus produtos na plataforma.
Os clientes podem parcelar as compras?
Sim, os clientes podem realizar o parcelamento no cartão de crédito em até 10 vezes sem juros. Além dessa modalidade, a Amazon também permite pagamentos parcelados por boleto bancário, ou à vista, no cartão de débito ou PIX.
Como o vendedor recebe o pagamento de compras parceladas?
Para o vendedor, o pagamento é feito integralmente no próximo ciclo de vendas, sem custo adicional, independentemente do número de parcelas selecionadas pelo cliente para realizar a compra.
Quanto tempo a Amazon demora para pagar o vendedor?
A Amazon realiza repasses quinzenais para a conta bancária cadastrada na Central do Vendedor. Os valores ficam retidos por até 7 dias após a entrega ao cliente para cobrir possíveis reembolsos ou devoluções. Os extratos mostram as datas exatas de pagamento e valores transferidos.
Outras dúvidas são respondidas na Central de perguntas frequentes e, ainda, é possível consultar dicas para vender mais no blog voltado ao vendedor Amazon. Se precisar de mais incentivos para criar a sua conta agora mesmo, consulte as histórias de sucesso dos vendedores Amazon.
Impulsione suas vendas na Amazon com o Bling!
Agora ficou bem mais fácil saber como vender na Amazon depois desse guia completo, não é mesmo? Agora, imagine como pode ser o seu desempenho no canal de vendas ao unir as dicas da Amazon com as integrações do Bling!
Além das diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores, o sistema de gestão Bling ainda permite emissão de notas fiscais eletrônicas, geração de boletos e muito mais.
Bling: o melhor ERP para e-commerce do mercado Bling: o melhor ERP para e-commerce do mercado
Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.
Ainda não usa o Bling? Faça sua integração e aproveite todos os benefícios de usar o ERP que descomplica a gestão do seu negócio.