Como abrir um pet shop online com baixo investimento inicial

25 agosto, 2025

Como abrir um pet shop online

A demanda por mais qualidade de vida e bem-estar para os pets não é segredo para ninguém — e muitos empreendedores, cientes desse fato, já buscam compreender mais sobre como abrir um pet shop online para explorar esse rico nicho de mercado.

E não é à toa. Segundo dados do Senado Federal, o Brasil tem mais de 150 milhões de animais de estimação, o correspondente a três vezes a população de São Paulo. Ou seja, investir em produtos voltados aos “pais de pets” é extremamente estratégico e lucrativo.

Mas muitas pessoas têm as mesmas dúvidas: quanto custa? Vale a pena? Como abrir um pet shop online e garantir boas vendas? Se você pretende investir nessa parcela do mercado, este artigo vai te ajudar muito!

Continue a leitura e veja mais sobre esse nicho em pleno crescimento no país.

Principais aprendizados

  • O Brasil tem mais de 150 milhões de animais de estimação e o mercado pet faturou R$ 75,4 bilhões em 2024. A demanda por produtos e serviços voltados aos pets segue em alta, o que torna o pet shop uma opção lucrativa e estratégica;  
  • o investimento inicial para abrir um pet shop pode variar, a depender do modelo de loja e atuação. Os principais custos incluem a criação de uma loja virtual, marketing, frete, atendimento e estoque;  
  • pet shops online podem faturar de R$ 5.000,00 a R$ 300.000,00 por mês. A margem líquida varia a depender do modelo de operação (dropshipping, estoque próprio, marketplace ou marca própria);  
  • mais do que saber como abrir um pet shop online, você precisa ter um CNPJ com a CNAE correta. A Shopee permite começar com orçamento mais baixo, mas cobra algumas comissões e taxas;  
  • integrar um bom ERP facilita a gestão. Com o Bling, emitir nota fiscal, gerenciar estoque e analisar métricas é muito mais fácil e seguro.

Conheça todas as funcionalidades do Bling: teste grátis por 30 dias!

Pet shop online: vale a pena? Veja por que investir nesse nicho

Sejamos honestos: quem tem um animal de estimação sabe quantos produtos são necessários para o dia a dia dos pets. Apenas como itens básicos, podemos considerar:

  • alimentação;  
  • potes para água e comida;  
  • local para dormir;  
  • enriquecimento ambiental;  
  • tapetes higiênicos;  
  • brinquedos, como bolinhas e halteres.

A lista se estende a perder de vista, especialmente num cenário em que, muitas vezes, o animal é considerado um filho pelos tutores. Aliás, perceba que, nessa lista, não incluímos medicamentos e itens veterinários, que, eventualmente, também são necessários.

Apenas com esse panorama superficial, já fica claro o quanto ações como abrir um pet shop online, que oferece uma vasta gama de produtos, sem a necessidade de o tutor sair de casa, são vantajosas — e lucrativas, como veremos ao longo desse conteúdo.

Então, sim: um pet shop online vale a pena, e nós vamos te provar!

Quanto custa abrir um pet shop online?

O investimento inicial é sempre uma das maiores dúvidas de empreendedores, independentemente do nicho de atuação. E é natural se perguntar quanto custa abrir um pet shop online — afinal, você precisa considerar gastos como criação do site, aquisição de produtos, hospedagem, domínio, marketing, logística.

Para facilitar seu entendimento, veja a tabela a seguir, com uma média dos principais investimentos iniciais para abrir um pet shop.  

ItemCusto estimado
Criação da loja virtualR$ 1.000 a R$ 10.000
Plataforma pronta (Shopify, Loja Integrada, Nuvemshop)R$ 100 a R$ 400/mês
Hospedagem e domínioR$ 300 a R$ 800/ano
Cadastro da empresa (MEI, ME, etc.)R$ 0 a R$ 1.500
Sistema de gestão e estoque (Bling ERP)R$ 55 a R$ 650/mês
Marketing digital (tráfego pago, redes sociais, SEO)R$ 1.000 a R$ 5.000/mês
Frete e logística (parcerias com transportadoras ou Correios)Variável
Fotografia e descrição de produtosR$ 500 a R$ 2.000
Atendimento (chatbot, SAC, WhatsApp)R$ 100 a R$ 500/mês

É claro que estes valores são exemplos, portanto, todos podem variar. Você também pode economizar em alguns aspectos, como fotografia dos itens, atendimento manual ao consumidor e marketing, porém, lembre-se de que ações mal planejadas podem custar caro — e não apenas em dinheiro!

Quanto ganha um pet shop online?

Para saber o ganho médio de um pet shop online, precisamos determinar alguns detalhes, como o tamanho da loja e os tipos de investimento (em marketing e produtos, por exemplo). Lojas com mais visibilidade na rede, provavelmente terão um faturamento melhor. Para compreender melhor a diferença nos ganhos, veja os dados abaixo.

  • micro pet shop online: faturamento médio mensal de R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00;  
  • pet shop online de pequeno porte: faturamento médio mensal de R$ 20.000,00 a R$ 50.000,00;  
  • loja online estruturada e nichada, médio porte: faturamento médio mensal de R$ 60.000,00 a R$ 200.000,00;  
  • pet shop de grande porte, franqueada: faturamento médio mensal acima de R$ 300.000,00.

Dentre os fatores de influência para determinar quanto ganha um pet shop online, consideramos:

  • frequência de recompra de itens essenciais: alimentação, areia para gatos, tapetes higiênicos e medicamentos;  
  • ticket médio;  
  • margem de lucro.

Além desses itens, é importante considerar a prestação de alguns tipos de serviços para enriquecer a experiência do usuário, como serviços de assinatura, compra recorrente automática ou ainda banho e tosa com sistema “busca e leva” — a própria loja busca o animal e, depois da higienização, leva-o de volta para casa.

Qual a margem de lucro de um pet shop online?

Tão importante quanto saber a quantidade de ganhos de uma loja online é entender a margem de lucro possível com um empreendimento. Especialmente se considerar que, apenas em 2024, o mercado pet faturou R$ 75,4 bilhões — um aumento de quase 10% com relação a 2023.

Para saber qual a margem de lucro de um pet shop online, vamos tomar como base o exemplo de faturamento da seção anterior. Veja, a seguir, o percentual líquido por tipo de operação:

Modelo de negócioMargem líquida média
Dropshipping pet (revenda de produtos sem necessidade de manter estoque fixo)8% a 15%
Loja virtual com estoque próprio15% a 30%
Marketplace (Shopee, por exemplo)8% a 20%
Produtos de marca própria ou nichadosaté 40%

Aqui, novamente, vale reforçar que trabalhamos com exemplos. A depender da sua estratégia, as margens podem ser maiores ou menores. Mas é importante considerar, especialmente se você está no começo do empreendimento, que bons preços atraem e bons serviços em longo prazo fidelizam.

Então, lembre-se de praticar métodos inteligentes para melhorar a lucratividade ao longo do tempo, como:

  • criação de venda recorrente;  
  • kits de produtos relacionados (coleira anti-pulga + vermífugo, por exemplo);  
  • reforço de branding, para tornar a marca mais visível e conhecida;  
  • controle logístico e de estoque para reduzir perdas e fretes caros.

Produtos de pet shop para revenda: comece pelo básico!

O ramo de cuidados animais tem uma vantagem altamente estratégica, que é a possibilidade de revenda de produtos sem associação com a sua marca. Esse aspecto é muito importante, especialmente se você tem um negócio de estética animal, por exemplo: ainda que o seu foco primário não seja a venda de produtos, você pode disponibilizar serviços e produtos de pet shop para revenda online.

Neste cenário, você pode oferecer:

  • serviços de busca e leva para higiene e estética;  
  • tratamentos estéticos, como shampoos específicos;  
  • aplicação de produtos antiparasitários para evitar pulgas e carrapatos;  
  • acessórios como laços, gravatas e roupinhas pet.

A lista de produtos varia de acordo com o que você oferece. Incluir determinados remédios, brinquedos e itens de necessidade diária também é sempre uma boa ideia para variar o catálogo.

Pet Shopee: como abrir um pet shop online no marketplace

A Shopee é uma febre nacional, com cerca de 30 bilhões em volume bruto de mercadorias, segundo o último levantamento do Statista. E, mais do que uma gigante do e-commerce, a plataforma representa também uma oportunidade de ouro se você quiser fazer algo como montar um pet shop online sem gastar muito.

Primeiro, porque permite criar um perfil de vendedor gratuitamente pelo site. Só essa característica já representa uma economia significativa em domínio, hospedagem e outros custos relacionados à criação de um endereço na web. Porém, mesmo assim, a Shopee tem taxas próprias.

Comissão sobre vendas

A Shopee cobra uma comissão padrão de 14% sobre o valor total do pedido pronto (produto + frete pago pelo cliente). Por exemplo, se você vende um item por R$ 100,00, com frete de R$ 20,00, o valor da comissão será de R$ 16,80 para a plataforma.

Porém, para lojistas com grande volume de vendas ou boa reputação, o marketplace aplica taxas promocionais por categoria.

Tarifa fixa por pedido

Sempre que um pedido é concluído, ou seja, entregue para o comprador sem reembolso ou cancelamento, a plataforma cobra R$ 2,00 do vendedor. Essa taxa é cobrada uma única vez, independentemente do valor total da transação.

Custo de frete

O vendedor pode optar por:

  • Shopee Envios, o serviço de logística integrada da plataforma, que já calcula os valores automaticamente com todas as taxas;  
  • frete próprio, que tem mais flexibilidade, mas exige mais controle.

Sabia que você pode imprimir etiqueta Shopee no Bling e facilitar a rotina de entregas? Conheça essa função e otimize suas vendas!

Em muitos casos, especialmente em campanhas promocionais, o vendedor também paga uma parte do frete para o comprador.

Campanhas e anúncios

Participar de promoções e anúncios pagos é opcional, mas altamente recomendável para crescer na plataforma e melhorar a visibilidade da sua marca. Cada campanha tem um valor, estipulado pela própria Shopee, mas os custos variam entre R$ 0,10 e R$ 1,50 por clique.

Custos operacionais indiretos

Além das taxas da plataforma, você também deve considerar outros custos, como:

  • embalagem;  
  • sistema de gestão (opcional, mas recomendável);  
  • estoque e logística;  
  • devoluções e trocas.

Todas essas questões precisam de análise cuidadosa para determinar se a adoção da plataforma faz sentido para a sua estratégia. Porém, considere que o nicho “Pet Shopee” já faz parte do costume de compra do brasileiro e que ficar fora de uma das plataformas de e-commerce que mais cresce na atualidade pode causar prejuízos.

Por onde começar a abrir um pet shop online?

Se depois de toda essa explicação, você se convenceu de que já sabe como abrir um pet shop online e quer dar o primeiro passo, nós temos dicas valiosas para te ajudar! O primeiro passo é a abertura de uma empresa formal. Você pode optar pela MEI — Micro Empresa Individual, cujos custos são mais baixos e permite a emissão de nota fiscal pelo CNPJ.

Aliás, fique atento: a CNAE para pet shop MEI é 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação. Essa sigla (que significa Classificação Nacional de Atividade Econômica) determina o seu ramo de atuação e é especialmente importante para a aquisição dos produtos e associação às marcas de cuidados animais.

Uma vez formalizada a empresa, você está apto para abrir sua loja. E, se depois das nossas explicações, a Shopee foi a sua escolha, temos uma ótima notícia para te dar! O Bling tem interação completa com a Shopee! Assim, você consegue controlar todos os aspectos do seu novo negócio numa plataforma única, intuitiva e 100% segura.

Com a integração Shopee + Bling, você:

  • emite notas fiscais para todos os pedidos;  
  • gerencia estoque e pedidos;  
  • acessa relatórios financeiros detalhados;  
  • imprime etiquetas de envio;  
  • automatiza tarefas de controle fiscal.

São mais de 20 funcionalidades para facilitar o seu dia a dia e melhorar as vendas, e o melhor: com planos que cabem no seu bolso. Quer saber, na prática, como o Bling te ajuda a otimizar as vendas na Shopee? Inscreva-se para um teste gratuito e experimente a integração!

FAQ

Vale a pena abrir um pet shop online?

Sim. O Brasil tem mais de 150 milhões de animais de estimação e, apenas no ano passado, o mercado pet movimentou R$ 74,5 bilhões. Pet shops online oferecem comodidade aos tutores e representam uma excelente oportunidade de negócio.

Quanto custa abrir um pet shop online em 2025?

O investimento inicial pode variar entre R$ 5.000,00 e R$ 60.000,00, a depender do tipo de loja e atuação. Os custos são para criação da loja, marketing, estoque, atendimento e logística, principalmente, mas podem abranger mais operações, a depender da necessidade.

Quanto ganha um pet shop online por mês?

O faturamento mensal pode variar:

  • micro loja: R$ 5.000,00 a R$ 15.000,00;  
  • pequeno porte: R$ 20.000,00 a R$ 50.000,00;  
  • médio porte: até R$ 200.000,00;  
  • grande porte ou franquia: acima de R$ 300.000,00.

A margem de lucro pode chegar a 40%, a depender do modelo de negócio.

Quais os custos para vender na Shopee com pet shop?

A Shopee cobra:

  • 14% de comissão sobre o total (preço do produto + frete);  
  • R$ 2,00 por pedido concluído;  
  • custos variáveis com frete, embalagem e marketing.

Apesar desses valores, a plataforma ainda é uma excelente forma de começar com menos investimento.