Criar uma loja online é relativamente fácil; o difícil é gerar tráfego para o site. Porém, é possível contornar esse problema com a integração da sua página principal a grandes canais de venda, por exemplo, o Magazine Luiza. Você só precisa aprender como vender no Magalu marketplace.
O Magalu é um dos 10 maiores canais de venda para empreendedores digitais do país, segundo o relatório Setores do E-commerce no Brasil.
Uma notícia ainda melhor é que os acessos à plataforma, de fato, se transformam em compras. As vendas do marketplace somaram mais de R$ 5 bilhões no quarto trimestre de 2024, o que correspondeu a 40% das vendas online, segundo o balanço anual da empresa.
Já pensou em ter uma fatia de todo esse faturamento?
Os marketplaces, entre eles o Magalu, trazem uma vantagem muito valiosa aos lojistas: a possibilidade de alcançar milhares de compradores em potencial.
Neste artigo, explicamos tudo o que potenciais vendedores querem saber: como posso começar a vender no Magalu marketplace, requisitos para atuar na plataforma, categorias de produtos permitidas, taxas cobradas e dúvidas frequentes.
Principais aprendizados:
- O Magalu é um canal virtual de compra e venda do Brasil que reúne e-commerce próprio, marketplace e pontos físicos — uma estratégia focada na transformação digital do varejo;
- Para vender no Magalu marketplace, é necessário ter um CNPJ ativo, informar os responsáveis pelo negócio, fornecer dados de contato e emitir notas fiscais das vendas;
- O marketplace cobra uma comissão por venda realizada que varia de 10% a 20%, conforme a categoria do produto. Porém, o cadastro na plataforma é gratuito;
- O Bling auxilia na gestão das vendas online, além de oferecer integração com marketplaces e redes sociais. Faça o teste grátis e aproveite todas as funções.
Boa leitura!
O que é o Magalu?
O Magalu (Magazine Luiza) é o maior ecossistema virtual de compra e venda do Brasil, com pontos físicos que dão suporte à operação digital.
A primeira loja surgiu na década de 1950, no interior de São Paulo. Desde então, o crescimento foi tão grande que nem a famosa fundadora, Luiza Helena Trajano, poderia imaginar a proporção.
São mais de 1.480 lojas em 21 estados do país com uma operação digital extremamente premiada e um faturamento crescente.
Não à toa, hoje, tanto o público consumidor quanto os lojistas usam o canal e usufruem de vantagens como:
- visibilidade de 35 milhões de acessos mensais;
- referência no mercado online;
- experiência de compra positiva;
- diversidade de produtos.
Em seis anos, o marketplace se firmou como o segundo maior canal de venda da empresa, atrás apenas das lojas físicas.
Em 2024, as vendas online ultrapassaram R$ 46 bilhões (estoque próprio + marketplace), o que representou 71% das vendas totais do Magazine Luiza no ano, ainda segundo o balanço anual da empresa.
Os números indicam que o investimento no segmento continuará de forma crescente. Por isso, aprender como vender no Magalu marketplace ajudará a avaliar as vantagens de incluir a plataforma nos seus canais de venda.
O que é preciso para vender na Magazine Luiza?
Para saber se você pode se cadastrar no Magalu marketplace, confira o que é preciso para vender na Magazine Luiza e veja se atende aos requisitos da plataforma, como:
- ter um CNPJ ativo, aberto há no mínimo três meses;
- emitir notas fiscais das vendas realizadas;
- preparar os produtos para entrega pelos Correios;
- ter uma conta bancária registrada com o CNPJ;
- seguir os direitos do consumidor online (entregar o que foi prometido, cumprir os prazos e cancelar a venda caso o cliente desista após sete dias do recebimento).
Em relação ao porte ou setor, o marketplace do Magalu é bastante flexível. Afinal, não há restrições quanto ao tamanho ou nicho de atuação.
Portanto, tanto um microempreendedor individual (MEI) quanto uma grande empresa varejista podem vender no Magazine Luiza, desde que tenham o que é preciso para vender na plataforma.
Leia também >>> Nova lei do e-commerce: saiba como regularizar a sua loja.
Quais são as categorias de produtos permitidas no Magalu?
O Magalu permite a venda dos principais itens do mercado varejista, o que ajuda os vendedores a diversificar o portfólio ou escolher uma categoria atrativa para atuar. Confira a lista completa:
- automotivo;
- bebês;
- beleza e saúde;
- cama, mesa e banho;
- câmeras e filmadoras;
- casa e jardim;
- celulares;
- eletrodomésticos;
- esporte e lazer;
- games;
- informática;
- instrumentos musicais;
- móveis e decoração;
- pet shop;
- relógios;
- suplementos alimentares;
- televisão e vídeo.
Ao escolher uma categoria, considere as que oferecem melhores taxas de conversão. Entretanto, sendo um multivarejista, o Magalu abre espaço para todos os empresários que desejam alavancar suas vendas, independentemente do faturamento ou dos produtos comercializados.
Vale destacar que o valor da comissão do marketplace varia conforme o segmento do produto. As três categorias principais são:
- relógios e joalheria;
- moda;
- demais categorias.
Falaremos sobre esse ponto adiante, ao longo do artigo. Continue lendo e esclareça suas dúvidas.
Como posso começar a vender no Magalu marketplace?
As etapas para começar a vender no Magalu marketplace são simples: acesse o site Parceiro Magalu e clique em _“Crie uma loja online e venda os seus produtos no site do Magazine Luiza”_. Na nova página, clique em “Cadastrar” e preencha os dados da empresa, de contato e os financeiros.
Com esse panorama, confira em detalhes as etapas de como vender no Magalu marketplace:
- Acesse o site para novos parceiros do Magalu marketplace.
- Clique em “Cadastrar”.
- Insira os seguintes dados da empresa:
- CNPJ da empresa – deve ser o mesmo utilizado na emissão da nota fiscal;
- Razão social;
- Nome fantasia – nome que a empresa utiliza no mercado;
- CEP de postagem – endereço de onde os pedidos serão despachados;
- Vendido e entregue por – nome que será exibido no Magalu marketplace;
- Integração com Magalu – plataforma HUB ou sistema ERP utilizado para a integração.
4.Preencha os campos de contato da empresa:
- nome, e-mail e telefone do responsável comercial pela conta;
- nome, e-mail e telefone do responsável pelo atendimento ao cliente (SAC);
- nome, e-mail e telefone do responsável financeiro pelas notas fiscais das comissões;
- nome, e-mail e telefone do responsável jurídico;
- nome, e-mail e telefone do responsável de TI pela integração com o marketplace.
5. Preencha os seguintes dados financeiros da empresa:
- frequência de recebimento (mensal ou semanal);
- data de recebimento das vendas;
- definição do parcelamento máximo (mínimo: 5 vezes);
- número máximo de parcelas sem juros (de 1 a 10 vezes);
- resposta sobre venda para pessoa jurídica;
- dados bancários da conta jurídica vinculada ao CNPJ.
Seguindo todas as etapas, as informações serão enviadas para avaliação interna.
A resposta da aprovação chega em até 48 horas no e-mail cadastrado. Caso o perfil seja aprovado, você poderá começar sua loja no marketplace imediatamente.
O cadastro de produtos pode ser feito manualmente ou por meio de integração, que importa o catálogo do site oficial.
Quanto custa vender no Magalu marketplace?
Não há custo para vender no Magalu marketplace, pois a plataforma não cobra pelo registro como vendedor nem pelo cadastro dos produtos. O único pagamento feito pelos lojistas à plataforma é a comissão por venda, conforme a categoria, descontada automaticamente do valor recebido do cliente.
O valor da comissão cobre os recursos disponibilizados aos lojistas, como:
- gateway de pagamento;
- marketing;
- sistema antifraude;
- antecipação AVP (venda a prazo e recebimento antecipado do valor);
- SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);
- chargeback (valores não reconhecidos pela operadora);
- custo fixo.
Outros recursos disponíveis
Além do cadastro e da apresentação dos produtos, o marketplace oferece serviços voltados à satisfação e ao sucesso do lojista parceiro.
Os vendedores têm acesso a ferramentas de gestão profissional integrada e a recursos relacionados à confiança, à logística e à visibilidade das ofertas, como:
- Magalu Pagamentos;
- Magalu Entregas;
- Magalu Ads.
Cada serviço representa um investimento adicional na plataforma, mas oferece benefícios relevantes em troca. Entenda.
Magalu Pagamentos
O Magalu Pagamentos é um programa projetado para fortalecer a confiança de todos os envolvidos nas compras.
O primeiro serviço é voltado ao consumidor: o MagaluPay, uma conta digital que, além de funcionalidades tradicionais, como transferências e pagamento de contas, contribui para a fidelização dos clientes do Magazine Luiza.
Na prática, essa conta é integrada ao Super App Magazine Luiza. O consumidor também recebe cashback em ofertas exclusivas do aplicativo.
O lojista conta com mais uma vantagem para manter o controle do fluxo de caixa. O Magalu Pagamentos oferece o recurso de antecipação de recebíveis.
Se houver receio de desorganização financeira ao anunciar no Magalu marketplace, vale destacar que, com uma taxa de juros reduzida, a plataforma permite reorganizar o caixa e antecipar valores de compras parceladas.
Magalu Entregas
O sucesso no varejo depende da capacidade dos vendedores de adequar sua logística às exigências do comércio digital. Com um consumidor habituado a comprar online, o nível de cobrança aumenta.
Marcas menores, sem estrutura logística para garantir entregas no prazo, perdem competitividade.
Sabendo desse desafio, o Magalu marketplace, com ampla experiência logística e poder de negociação com os Correios, oferece condições especiais aos clientes e parceiros.
O Magalu Entregas surgiu para melhorar a experiência de todos os vendedores. O serviço oferece:
- fretes mais baratos para todo o Brasil;
- plataforma de rastreamento para que o consumidor acompanhe o produto em tempo real.
Ao optar pelo programa, a entrega das mercadorias vendidas fica sob responsabilidade do Magalu, desde o cálculo de valor até a etiquetagem e prazo.
É importante destacar que o uso do Magalu Entregas não é obrigatório. No entanto, caso ainda não exista uma operação logística consolidada, essa é uma alternativa estratégica para assegurar uma experiência de compra completa.
Benefícios do Magalu Entregas
A plataforma facilita o cálculo de frete com base nas tabelas especiais negociadas com os Correios.
Em algumas regiões do país, há mais uma facilidade: o serviço de coleta. Assim, a equipe do Magalu retira os produtos diretamente no centro de distribuição do lojista e realiza a entrega ao comprador.
A contratação é feita pelo portal do vendedor. Basta preencher os dados e o serviço é ativado em até 24 horas após o aceite do contrato.
O lojista cadastrado no programa tem como única responsabilidade a emissão da nota fiscal.
Conheça mais sobre o Magalu Entregas no vídeo abaixo e aprenda como integrá-lo a um ERP de gestão, como o Bling.
Magalu Ads
O Magalu marketplace reúne empresas de diferentes tamanhos e setores, o que aumenta a concorrência pela atenção do consumidor. Para lidar com esse cenário, a plataforma disponibiliza recursos para destacar os produtos dos parceiros.
O Magalu Ads é uma plataforma de anúncios exclusiva para lojistas do marketplace, ideal para destacar produtos na plataforma e alavancar as vendas.
A ativação é simples: o lojista cria uma campanha segmentada para atingir apenas clientes que buscam produtos do seu nicho. Ao final, a plataforma gera um relatório de desempenho para avaliação do vendedor.
O investimento no Magalu Ads é acessível. O valor mínimo para uma campanha é de R$ 50, com duração mínima de cinco dias — cerca de R$ 10 por dia.
Esse é apenas o valor mínimo. Se você está começando, experimente diferentes perfis de público e valores de investimento por anúncio, respeitando a margem definida.
Para conhecer mais sobre a funcionalidade, assista ao vídeo a seguir, que mostra o funcionamento da ferramenta e os benefícios dos anúncios. Vale a pena conferir.
Como criar uma campanha no Magalu Ads?
Acesse o sistema do Magalu Ads e faça login com sua conta de vendedor. Todos os seus produtos aparecerão em uma única página. Selecione aqueles que deseja anunciar.
Depois, defina a duração da campanha (em dias) e o orçamento destinado ao anúncio. Em seguida, ative a campanha e acompanhe os resultados.
Quais são as vantagens de vender no Magalu Marketplace?
Entendeu como vender no Magalu marketplace, mas ainda não decidiu se vai começar? Talvez seja porque ainda não tem certeza se os benefícios compensam os custos, certo? Confira um compilado das principais vantagens dessa parceria:
- cliente em 1º lugar: a parceria com o Magalu proporciona aos seus clientes a melhor experiência de compra do varejo;
- multicanal: além de atuar no marketplace, o Magalu oferece o apoio de mais de mil lojas físicas em todo o país;
- Magalu a seu serviço: acesso a soluções de transporte com mais de nove mil transportadoras, além de recursos como Magalu Entregas, Pagamentos e Ads;
- relação ganha-ganha: o canal valoriza o crescimento dos parceiros e, com o Blog do Vendedor, você recebe apoio para aumentar a receita no marketplace.
Entenda mais sobre alguns desses pontos a seguir.
Blog do Vendedor
O Blog do Vendedor é um projeto do Magazine Luiza criado para estabelecer uma relação transparente e auxiliar os lojistas a utilizarem todos os recursos disponíveis no marketplace.
O canal tem formato de blog, com diversos posts de notícias, dicas e instruções, para aumentar as vendas e criar ofertas mais atrativas.
As publicações estão organizadas por categorias, o que facilita a busca por informações relevantes. As principais são:
- conteúdos mais lidos;
- para vender mais;
- oportunidade de venda;
- vem vender com a gente;
- quero ser parceiro.
Todos os textos publicados no Blog do Vendedor são redigidos por especialistas, para oferecer vantagem competitiva aos lojistas e posicioná-los à frente da concorrência.
Melhor experiência de compra do varejo
É essencial destacar a qualidade da experiência do cliente ao falar dos benefícios de vender no Magalu marketplace.
O consumidor brasileiro atribui grande valor às lojas digitais do Magazine Luiza, e isso já ocorre há bastante tempo.
O Magalu marketplace disponibiliza uma ampla variedade de ofertas, o que permite ao usuário comparar produtos em um único canal. Porém, a experiência vai além.
A gestão do Magazine Luiza é profissional e assume total responsabilidade pela satisfação do cliente. A empresa disponibiliza canais exclusivos de comunicação para aproximar lojistas e consumidores com transparência e respeito.
Na prática, essa estrutura reduz significativamente as fraudes e os conflitos. Essas vantagens aumentam a confiança de empreendedores e consumidores na hora da decisão de compra.
A responsabilidade social também é um pilar da empresa, o que contribui para equipes satisfeitas e clientes fiéis ao propósito da marca.
Marketplace em lojas físicas
As barreiras entre o digital e o físico estão cada vez menores. Com consumidores conectados, a jornada de compra tornou-se mais complexa.
Hoje, com um smartphone, o cliente pesquisa produtos e preços em segundos. As lojas físicas, por sua vez, precisam acompanhar essa realidade.
Problemas comuns no varejo, como falta de estoque ou variedade, são cada vez mais controlados para evitar perdas nas vendas.
O Magazine Luiza entendeu essa transformação e integrou os ambientes físico e digital, criando um modelo de venda multicanal. Todos saem ganhando:
- os clientes, que aproveitam o atendimento presencial e a transparência do ambiente online;
- o Magazine Luiza, que retém os consumidores e aumenta o faturamento;
- os lojistas parceiros, que obtêm um novo canal personalizado para ampliar a visibilidade dos seus produtos.
E aí? Já decidiu vender no marketplace?
A melhor forma de gerenciar vendas em diferentes canais é por meio da integração e-commerce e marketplace. O Bling oferece essa funcionalidade e permite centralizar o controle das vendas online em uma única plataforma.
Independentemente de onde a venda acontece, a transação vai para o sistema de gestão. A partir do registro, o lojista realiza as demais etapas — como envio e logística — sem precisar acessar vários canais ou atualizar informações manualmente.
FAQ
Qual é a comissão para vender no Magalu marketplace?
A comissão para vender no Magalu marketplace varia entre 10% e 20% por transação, conforme a categoria do produto. Após a venda e o desconto das taxas, o valor é repassado semanal ou mensalmente ao vendedor, conforme a preferência. Esses detalhes são essenciais para o controle financeiro.
Como é feito o pagamento ao lojista?
O pagamento ao lojista pode ser semanal ou mensal, e o próprio parceiro escolhe a melhor opção. Além disso, o lojista define o número de parcelas para os produtos vendidos. O repasse ocorre no mesmo número de vezes.
Por exemplo, se um cliente compra um smartphone parcelado em seis vezes, o repasse ao lojista também será feito em seis parcelas.
O marketplace ainda disponibiliza o adiantamento desses valores, com uma taxa de juros de 7%, proporcional ao número de parcelas.
O que é o Super App Magalu?
O Super App Magalu é a evolução do aplicativo de vendas, lançado em 2015. No app, o cliente compra produtos, acessa serviços públicos e realiza pagamentos.
Os vendedores do marketplace podem aumentar as vendas com descontos de até 60% e frete grátis. Basta acessar o Portal do Magalu Marketplace > Menu > Promoções e participar.
Ah, não se esqueça de verificar:
- o catálogo de produtos para manter o estoque e os preços atualizados;
- a ativação do sistema de Fulfillment Magalu.
Importante: muitas campanhas promocionais e selos, como o “Magalu Indica”, exigem participação no Full. Essa adesão garante acesso a mídias, melhora o posicionamento dos anúncios e aumenta as taxas de conversão.
Integração do Bling com Magalu Marketplace: vantagens exclusivas
Ao longo deste conteúdo, falamos sobre a integração do Bling com o Magalu Marketplace. Agora, veja os benefícios exclusivos:
- comissão reduzida de apenas 6,50% e repasse à vista, independentemente do parcelamento;
- 60 dias de frete grátis para clientes Magalu Entregas em compras acima de R$ 99 realizadas pelo Super App, com frete de até R$ 90.
Esses benefícios são atrativos, certo? Era o incentivo que faltava? Então, confira o passo a passo completo para aproveitar a integração entre Magalu e Bling!
Agora que você já sabe como vender no Magalu marketplace e conhece todas as vantagens da plataforma, integre sua operação ao Bling para controlar vendas, estoque, preços e promoções. Além disso, emita notas fiscais com agilidade e segurança.
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