Engajamento no TikTok: quais são os principais erros?

03 julho, 2025

Engajamento no TikTok

O engajamento no TikTok é o que define o sucesso de marcas, criadores de conteúdo e empresas que buscam se destacar nessa rede social em constante crescimento. Com algoritmos que priorizam a interação, conquistar curtidas, comentários e compartilhamentos se tornou essencial para alcançar mais pessoas e manter a audiência ativa.

Esse cenário é especialmente relevante no Brasil, que até fevereiro de 2025, de acordo com dados da Statista, ocupou o terceiro lugar mundial em número de usuários na plataforma, com cerca de 91,75 milhões de pessoas que assistem a vídeos curtos.

E essa popularidade ganha mais evidência por um estudo da B&P Growth Tank, que aponta que 60% dos usuários consideram o TikTok viciante, e 8 em cada 10 acessam o app diariamente.

Caso queira aumentar sua relevância nessa mídia social, entenda aqui como funciona o algoritmo da plataforma, quais estratégias aumentam o engajamento no TikTok, que tipos de conteúdo geram mais resultados e como automatizar processos do seu negócio para investir mais tempo na criação de vídeos relevantes. Vamos lá?

Principais aprendizados

  • Quanto maior o engajamento, maior a probabilidade de promoção do seu conteúdo pelo algoritmo do TikTok, o que aumenta a visibilidade e o alcance;
  • Vídeos que trazem inovação e autenticidade tendem a criar maior conexão com o público, como os vídeos criativos do tiktoker Khaby Lame;
  • Vídeos longos e pouco atrativos nos primeiros segundos fazem o público pular o conteúdo.

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O que é o engajamento no TikTok?

O engajamento no TikTok refere-se à interação dos usuários com o conteúdo publicado, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e tempo de visualização. É uma métrica fundamental para medir o interesse e a conexão do público com os vídeos, o que influencia diretamente o sucesso na plataforma.

Quanto maior o engajamento, maior a probabilidade de promoção do seu conteúdo pelo algoritmo do TikTok, o que aumenta a visibilidade e o alcance.

O que gera engajamento no TikTok?

Para aumentar o envolvimento do seu público no TikTok, algumas práticas e elementos são essenciais, como oferecer  conteúdo original e autêntico, utilizar músicas e sons de tendências, publicar vídeos curtos e dinâmicos, interagir com seus seguidores e inserir legendas objetivas e relevantes.

Logo, entender esses elementos pode fazer toda a diferença na performance dos seus vídeos. A seguir, veja mais detalhes do que gera engajamento no TikTok.

  • Conteúdo original e autêntico: vídeos que trazem inovação e autenticidade tendem a criar maior conexão com o público, como os vídeos criativos do tiktoker Khaby Lame, por exemplo;
  • Participação em desafios (trends): entrar em desafios populares com as hashtags certas aumenta a chance de destaque e engajamento;
  • Uso de músicas e sons em alta: sons que estão em evidência ajudam a atrair mais visualizações e interações;
  • Vídeos curtos e dinâmicos: conteúdos rápidos e que chamam atenção nos primeiros segundos mantêm o engajamento e a audiência do público;
  • Interação com seguidores e outros usuários: responder comentários e colaborar com outros criadores estimula o engajamento recíproco;
  • Legendas claras e hashtags relevantes: facilitam a descoberta do conteúdo por públicos segmentados e ampliam o alcance.

Como viralizar no TikTok?

Embora ser o assunto da vez seja o objetivo de muitos criadores, não existe uma fórmula mágica de como viralizar no TikTok. Porém, há a comprovação de algumas estratégias que podem aumentar muito suas chances de sucesso. A seguir, veja quais são as principais para atingir esse objetivo.

  1. Use hashtags relevantes e específicas para seu nicho;
  2. Aposte em sons e músicas que estão em alta;
  3. Crie seu próprio áudio para se destacar;
  4. Publique vídeos curtos e com edição atraente;
  5. Comece os vídeos chamando atenção logo nos primeiros segundos;
  6. Publique de forma regular e consistente;
  7. Interaja com seus seguidores e outros usuários;
  8. Colabore com outros criadores de conteúdo;
  9. Promova seu conteúdo em outras plataformas.

Além de todas essas dicas, use a conta TikTok for Business para recursos avançados. Essas ferramentas de análise e anúncios podem ajudar a otimizar a sua estratégia.

Qual o horário de pico do TikTok por dia da semana?

Horário de pico é o período em que a maioria dos usuários está ativa, o que aumenta as chances de engajamento imediato e maior alcance do conteúdo. Publicar nesses horários pode potencializar o desempenho dos vídeos.

A plataforma Buffer, analisou mais de 1 milhão de vídeos entre janeiro e maio de 2025 para identificar qual o melhor horário de pico do TikTok por dia da semana. Veja a seguir os resultados.

  • Segunda-feira: 19h, 18h, 17h
  • Terça-feira: 16h, 20h, 14h
  • Quarta-feira: 17h, 18h, 16h
  • Quinta-feira: 17h, 13h, 15h
  • Sexta-feira: 16h, 14h, 18h
  • Sábado: 17h, 16h, 19h
  • Domingo: 20h, 17h, 16h

Vale ressaltar que esses horários têm como base análises gerais de comportamento dos usuários e podem variar conforme o público-alvo. Por isso, é de extrema importância conhecer a sua audiência.

FAQ

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok recomenda vídeos aos usuários com base em vários fatores, como o engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos), o tempo de visualização, a interação do usuário com conteúdos similares, além de dados do vídeo como legendas, sons e hashtags.

O recurso valoriza conteúdos que prendem a atenção logo nos primeiros segundos, geram visualizações qualificadas, promovem para uma audiência maior e viralizam potencialmente o conteúdo.

O que faz cair o engajamento no TikTok?

Alguns fatores podem causar queda no engajamento. São erros comuns, mas que prejudicam seu alcance e, por consequência, o sucesso do seu negócio. Entre os principais, estão:

  • vídeos longos e pouco atrativos nos primeiros segundos, que fazem o público pular o conteúdo;
  • falta de originalidade e repetição excessiva de tendências sem diferencial;
  • não usar hashtags ou músicas relevantes;
  • publicação em horários fora do pico de audiência;
  • falta de interação com seguidores e outros usuários;
  • conteúdos que não agregam valor, entretenimento ou identificação para o público.

Quais hashtags geram mais engajamento no TikTok?

Hashtags que geram mais engajamento são aquelas que estão em alta e são relevantes para o conteúdo e público-alvo. Combinar hashtags populares com aquelas específicas do nicho ajuda a alcançar tanto um público amplo quanto segmentado.

Participar de desafios com hashtags oficiais também aumenta o engajamento. É importante usar hashtags de forma estratégica, sem exageros, para facilitar a descoberta do vídeo.

Como calcular o engajamento no TikTok?

O cálculo da taxa de engajamento no TikTok é por meio da fórmula:

Taxa de Engajamento = x 100 %

Por exemplo, se um vídeo tem 3.500 curtidas, 250 comentários, 800 compartilhamentos e 35.000 visualizações, a taxa de engajamento será de 13%. Essa métrica é útil para comparar o desempenho de diferentes vídeos e entender quais tipos de conteúdo geram mais conexão com o público.

Qual taxa de engajamento é boa no TikTok?

De acordo com a plataforma de pesquisa RivalIQ, geralmente, uma boa taxa de engajamento no TikTok está no entorno de 10%. Criadores menores geralmente apresentam taxas ainda mais altas, pois têm um público com mais conexão.

Taxas acima desse valor indicam que o conteúdo gera forte interesse, o que é eficaz para ampliar o alcance e a visibilidade na plataforma.

Automatize sua gestão e foque no engajamento no TikTok!

Agora você já sabe que para aumentar o engajamento no TikTok, precisa de tempo e foco total na criação de conteúdo atrativo, nas tendências do momento e na interação com seu público.

No entanto, quando você também precisa lidar com estoque, pedidos e emissão de notas fiscais, o processo pode prejudicar o seu desempenho nas redes.

A solução? Automatizar processos com uma plataforma que integra todas as áreas do seu negócio, o que libera você para investir naquilo que realmente gera resultados: o relacionamento com sua audiência.

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